top of page
Prancheta 28_200x.png

MAMONINHA

DSCN7308.JPG
Prancheta 20_200x.png

Aldeia

Kamayura

 

Etnia

Kamayura

 

Participantes

Maiuri M. Kamaiura 

Mauricio M. Kamaiura

Kaianaku Kamaiura

Amuneri Kamaiura

Nome popular

Mamoninha

Nome tradicional

Jetyran

Prancheta 24_200x.png
Foto melzinho (2).JPG
DSCN7348.JPG
Prancheta 21_200x.png

Jetyran é o nome com o qual chamamos a popularmente conhecida mamoninha na língua Kamajurá. É uma árvore de porte médio a alto, com tronco liso e casca fina esbranquiçada, de raiz profunda no solo, facilmente encontrada no bioma Cerrado em área de mata seca em transição com mata alta.

Prancheta 25_200x.png
Mamoinha
Mamoinha
Mamoinha
Foto melzinho 1.JPG
DSCN7395.JPG
Prancheta 24_200x.png

No período de maio a junho, essa espécie brota um cacho com várias florzinhas, e esse é o sinal que indica o período de roçado e colheita da mandioca para a produção de polvilho. Esse cacho, com várias florzinhas, tem um tamanho maior do que as folhas, e cada florzinha solta um néctar, como um mel, que é comestível e muito apreciado pelas crianças.

Beija-flor-de-barriga-branca_(Amazilia_l
Prancheta 24_200x.png
Prancheta 26_200x.png
Prancheta 19_200x.png
DSCN7350.JPG

Alguns insetos como as abelhas, beija-flores e formigões, também se alimentam desse mel. Quando esse mel seca vira fruto que serve de alimento para a ararinha.  Entre julho e agosto o tempo fica mais seco, então esse fruto seca e estoura e as sementes caem no chão alimentando outros pássaros como o jaó e a rolinha. Jetyran possui um tipo de folha larga, e seu caule, quando rompido, solta uma resina com aparência de leite que é utilizada tradicionalmente na cultura do povo Kamajura como tratamento medicinal para aquelas pessoas que apresentam algum problema na visão como, por exemplo, conjuntivite.

bottom of page