PEQUI
Aldeia
Ipatse Kuikuro
Etnia
Kuikuro
Participantes:
Hitsi, Peieku, Kuiawa, Ivan, Trukuma Rui.
Nome popular
Pequi - Pequizeiro
Nome tradicional
~Ibe
O tronco do pequi é tortuoso, com casca grossa e as suas folhas são aveludadas. No mês de agosto as árvores começam a dar os frutos, que na sua maioria começam a amadurecer no mês de outubro. Nessa época as mulheres da comunidade fazem o óleo de pequi. Primeiramente, elas vão catar os pequis no pequizal, que logo levam para casa onde começam a cortá-los. Depois, as sementes são lavadas com água e em seguida colocadas acima do fogo.
. De manhã cedo, as mulheres começam a socar os pequis com pauzinhos até que o óleo começa a sair. Depois de dez dias, elas aquecem o óleo já retirado para limpá-lo e imediatamente guardam-no dentro de uma garrafa. O óleo de pequi misturado com urucum é utilizado para passar no corpo, aliás, serve também para passar nos braços antes de lutar Huka-Huka.
Como guardamos a polpa de pequi?
As mulheres colocam os pequis cozidos em cima das esteiras para esfriar e logo tiram a polpa até completar uma grande quantidade. Os homens pegam as folhas e varinhas para embalar a polpa do pequi em um tipo de cesto que o nosso povo chama de “IBENE”. Eles carregam o cesto levando-o para as lagoas onde guardam a polpa do pequi submersa na água. Essa polpa dura até um ano. As pessoas podem tirar um pouco quando quiserem comer, tomar com mingau de beiju ou comer com beiju; o resto é conservado na água novamente.
Quem consome os frutos do Pequi?
O ser humano, algumas aves como as araras, papagaios, periquitos e maracanãs. Alguns animais como tatu, porco, paca e cutia e insetos como gafanhotos, grilos, baratas dentre outros.